quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Grupos Temáticos - GT's

GT CONTRATUALISMO, NEOCONTRATUALISMO E COMUNITARISMO. Coord.: Profº MS Wescley Fernandes A. Freire - UFMA e Profa. Maria do Socorro Gonçalves da Costa - UFMA CONT.NEOCONT.COMU@GMAIL.COM
EMENTA: O papel do Estado nas garantias individuais liberais, na promoção da justiça e do bem-estar social. A Hipótese do Contrato Social, os Princípios Políticos, o Estado e a Soberania Modernos: Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau, John Locke e Immanuel Kant. O Neocontratualismo: a Teoria da Justiça, o experimento mental da Posição Original, a ideia de Sociedade Bem Ordenada e o Liberalismo Igualitário: John Rawls e Ronald Dworkin. O Comunitarismo, o experimento mental da fragmentação das narrativas morais e o desafio de uma Moral de Mínimos: Alasdair MacIntyre, Michael Walzer, Charles Taylor, Michael Sandel e Adela Cortina.

GT ESCOLA DE FRANKFURT/TEORIA CRÍTICA. Coord.: Profº William Filho - UFMA. ESCFRANK.TEOCRITICA@GMAIL.COM
EMENTA: A crítica da razão instrumental e da ideologia do progresso. Civilização e barbárie. Natureza e cultura. Mito e esclarecimento (Aufklärung). Razão e emancipação. Cultura, tradição e modernidade em Walter Benjamin.

GT PÓS-ESTRUTURALISMO FRANCÊS. Coord.: Profº Flávio Castro - UFMA. P.ESTRUTFRANCES@GMAIL.COM
EMENTA: O anti-hegelianismo e as raízes do pós-estruturalismo. A diferença ontológica. A imanência absoluta. Os limites da estrutura. A análise arqueológica em Foucault. O surgimento das ciências humanas. A transição para genealogia.

GT A CIDADE ANTIGA. Coord. Profº Dr. José Assunção Fernandes Leite - UFMA e Profº Dr. Sidiney Nascimento - UFMA  ACIDADE.ANTIGA@GMAIL.COM
EMENTA: Homero e o ideal de formação aristocrática. A oposição entre nomos e phisis no contexto da polis grega. A Paidéia e o ideal de educação grega. Péricles e o modelo civilizatório ateniense. A constituição do bárbaro. Cidade dos homens, Cidade de Deus. Modelo civilizatório Cristão.

GT MODELO CIVILIZATÓRIO E EDUCAÇÃO. Coord.: Profº MS Lincoln Serejo - UFMA e Profº MS Marcos Antônio Macedo Muniz - UFMA. MOD.CIVILIZ.EDUC@GMAIL.COM

GT ILUMINIMO. Coord.: Profº Dr. Luciano da Silva Façanha - UFMA. GT.ILUMINISMO@GMAIL.COM 
EMENTA: objetiva explanar o contexto iluminista e as principais discussões filosóficas suscitadas no período, tais como os fundamentos da modernidade, a questão do progresso, o otimismo da razão defendido ou não por alguns filósofos, bem como a sistematicidade de uma filosofia da história.

GT PENSAMENTO COMPLEXO. Coord.: Profº MS Antônio José de Ribamar Moraes /UFMA. PENS.COMPLEXO@GMAIL.COM 
EMENTA: Civilização e barbárie na ótica do pensamento complexo. Paradigma da simplificação. Paradigma da complexidade. Modernidade e pós-modernidade. Ética, política e complexidade. A estratégia do abraço. Cultura da complexidade e complexidade da cultura. A epistemologia da complexidade na civilização hodierna.

GT TEMA LIVRE. Coord.: Prof° Dr. Alexandre Jordão Baptista / UFMA.
TEMALIVRE.SEMANA@GMAIL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário