tag:blogger.com,1999:blog-63301526553718729912024-03-13T19:50:33.257-07:00XX SEMANA DE FILOSOFIA BARBÁRIE, CIVILIZAÇÃO E NATUREZADe 07 à 11 de Novembro de 2011XX SEMANA DE FILOSOFIA - UFMAhttp://www.blogger.com/profile/04080775294007399266noreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-6330152655371872991.post-49401614278297412022011-10-25T16:01:00.000-07:002011-10-27T13:06:50.741-07:00Inscrições de Participantes<span class="Apple-style-span" style="font-size: large;">As inscrições para todos que desejam participar da <b>XX SEMANA DE FILOSOFIA: BARBÁRIE, CIVILIZAÇÃO E NATUREZA</b>, ocorrerão a partir do dia<b> <span class="Apple-style-span" style="color: red;">1 de Novembro das 14:00 às 18:00 hrs até 7 de Novembro das 8:00 às 12:00 hrs. Local: Sala de apoio 2 ao lado da livraria do CCH.</span></b></span><br />
<br />
<strong><span style="color: black; font-size: large;">Valores das inscrições:</span></strong><br />
<strong><span style="font-size: large;">Minicursos: R$ 5,00</span></strong><br />
<strong><span style="font-size: large;">Apresentadores: R$ 10,00</span></strong><br />
<strong><span style="font-size: large;">Ouvintes: R$ 10,00</span></strong>XX SEMANA DE FILOSOFIA - UFMAhttp://www.blogger.com/profile/04080775294007399266noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6330152655371872991.post-80757509992009676112011-10-22T17:54:00.000-07:002011-10-24T11:40:41.877-07:00Prorrogação de envios de trabalhos<span style="font-size: large;">Está sendo prorrogada o envio de trabalhos até dia </span><strong><span style="background-color: black;"><span style="font-size: large;"><span style="color: red;">26 de Outubro quarta - feira</span>,</span></span></strong><span style="font-size: large;"> para apresentação de trabalhos na XX Semana de Filosofia.</span>XX SEMANA DE FILOSOFIA - UFMAhttp://www.blogger.com/profile/04080775294007399266noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6330152655371872991.post-85094607528528664392011-10-14T08:16:00.000-07:002011-10-27T09:44:50.245-07:00Mini Cursos<div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;"><span style="line-height: 150%;"><br />
<span style="font-family: Georgia, "Times New Roman", serif;"><strong>Mini Curso 1: ÉTICA E SUBSTITUIÇÃO NO PENSAMENTO DE EMMANUEL LEVINAS. Prof. <span style="line-height: 115%; mso-ansi-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA; mso-bidi-theme-font: minor-bidi; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR; mso-fareast-theme-font: minor-fareast;">Ubiratane de Morais Rodrigues – UFMA/NEPHECC</span></strong></span></span><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 6pt 0cm; text-align: justify;"><span style="font-family: Georgia, "Times New Roman", serif;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif";">Este minicurso tem o objetivo de apresentar a Ética como Substituição a partir da obra <i style="mso-bidi-font-style: normal;">Autrement qu’être ou au-delà de l’essence (Outramente que ser ou além da essência).</i> Para tanto, apresentaremos a linguagem como pilar da estrutura ética do pensamento de Levinas.</span><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; line-height: 150%; mso-bidi-font-size: 12.0pt;"> Logo em seguida, apresentaremos como Levinas a partir da linguagem pensa a constituição da subjetividade. Partiremos da crítica ao</span><span style="font-family: "Arial", "sans-serif";"> sujeito da modernidade e a ruptura radical com este. Em seguida apresentaremos a constituição do sujeito fora da consciência-de-si.<span style="mso-spacerun: yes;"> </span></span><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; line-height: 150%; mso-bidi-font-size: 12.0pt;">Levinas contesta a origem do sujeito na consciência. Assim chegamos à parte central deste minicurso: a apresentação da Ética como Substituição, pois esta não é uma tomada de consciência. Para tanto apresentaremos como a Substituição está ligado diretamente à responsabilidade que no Dizer é exposição e resposta ao Outro. Ou seja, na proximidade onde o <i style="mso-bidi-font-style: normal;">para </i>do um-para-o-outro<i style="mso-bidi-font-style: normal;"> </i>é sua condição.</span><span style="font-family: "Arial", "sans-serif";"> </span><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; line-height: 150%; mso-bidi-font-size: 12.0pt;">Na Ética como Substituição temos a condição humana por excelência, nela a Ética é mais originária que a ontologia, pois ser suporte não é entrar numa relação de reconhecimento, ser suporte é doação, subjetividade resposta, anárquica ao próprio sujeito, que já expulso de si não retorna a si pela consciência, mas em direção ao Infinito responde sempre em palavra profética. </span></span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 6pt 0cm; text-align: justify;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; line-height: 150%; mso-bidi-font-size: 12.0pt;"><span style="font-family: Georgia, "Times New Roman", serif;">Palavras-chave: Substituição. Ética. Subjetividade. Linguagem. Levinas.</span></span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 6pt 0cm; text-align: justify;"><br />
</div><span style="font-family: Georgia, "Times New Roman", serif;"></span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;"><b><span style="font-family: Georgia, "Times New Roman", serif; line-height: 150%;">Mini Curso 2: A Teoria da Justiça de John Rawls. Prof. Ms WESCLEY FERNANDES A. FREIRE - UFMA</span></b></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;"><span style="font-family: Georgia, "Times New Roman", serif; line-height: 150%;">EMENTA: Através do estudo das principais obras e textos secundários de John Rawls este mini-curso procura apresentar um dos mais importantes referenciais teóricos contemporâneos quanto à abordagem do problema da Justiça na Pós-Modernidade e sua articulação aos temas da Igualdade, da Liberdade, da Democracia e do Direito.</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;"><span style="font-family: Georgia, "Times New Roman", serif; line-height: 150%;">CONTEÚDO:</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;"><span style="font-family: Georgia, "Times New Roman", serif; line-height: 150%;"> A TEORIA DA JUSTIÇA LIBERAL DE JOHN RAWLS</span></div><div class="MsoListParagraphCxSpFirst" style="text-align: justify; text-indent: -18pt;"><span style="font-family: Georgia, "Times New Roman", serif;"><br />
</span><br />
<ol style="line-height: 150%;"><li><span class="Apple-style-span" style="font-family: Georgia, "Times New Roman", serif; line-height: 24px;">A fundamentação de uma teoria ético-política da Justiça</span></li>
<li><span style="font-family: Georgia, "Times New Roman", serif;"><span style="line-height: 150%;">Liberdade, Igualdade e Cidadania: a “Posição Original” ou das </span><span class="Apple-style-span" style="line-height: 24px;">Condições do Contrato e os Princípios Políticos de Justiça</span></span></li>
<li><span style="font-family: Georgia, "Times New Roman", serif; line-height: 150%;">Igualdade e distribuição dos bens</span></li>
<li><span class="Apple-style-span" style="font-family: Georgia, "Times New Roman", serif; line-height: 24px;">Instituições sociais, Participação Política e Justiça</span></li>
<li><span class="Apple-style-span" style="font-family: Georgia, "Times New Roman", serif; line-height: 24px;">Justiça Distributiva, Equidade e Estado</span></li>
<li><span class="Apple-style-span" style="font-family: Georgia, "Times New Roman", serif; line-height: 24px;">Os limites e a crítica à teoria rawlsiana da Justiça.</span></li>
</ol></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;"><span style="font-family: Georgia, "Times New Roman", serif;"></span> </div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;"><span style="font-family: Georgia, "Times New Roman", serif;"><br />
</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;"><b><span style="font-family: Georgia, "Times New Roman", serif; line-height: 150%;">Mini Curso 3: A Filosofia e a questão do método. Prof. Ms. Rodrigo Antonio Iturra Wolff - UFMA</span></b></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;"><span style="font-family: Georgia, "Times New Roman", serif; line-height: 150%;">Curso: Metodologia da pesquisa</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;"><span style="font-family: Georgia, "Times New Roman", serif; line-height: 150%;">A Filosofia e a questão do método</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;"><span style="font-family: Georgia, "Times New Roman", serif; line-height: 150%;">Por que o método é uma necessidade para a filosofia? Por que o exercício do filosofar necessita de um método? Por que a filosofia faz do método uma questão? Afinal, o que é método? Como revela a etimologia do termo (meta – hodos), trata-se de uma rota, um caminho (hodos) em direção a um fim (meta). Portanto, pode definir método como conjunto dos procedimentos racionais que nos permitem chegar a um objetivo. Trata-se de uma sequência ordenada de procedimentos lógicos que nos fazem caminhar seguindo uma démarche ordenada e segura. Praticar o método filosófico significa conduzir a razão e o pensamento por meio de alguns princípios fundamentais. </span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;"><span style="font-family: Georgia, "Times New Roman", serif; line-height: 150%;">A idéia de bem conduzir a razão nos leva a um debate que traz a influência de inúmeros pensadores que apresentam seus pensamentos. Mais do que autores eles são autorias, marco de fundamentação de pensamentos. Estes conduzem o pensamento por meio de algumas regras fundamentais. Tais regras se apresentam como guias do sujeito em sua busca de verdade. Mas o que entendemos por regra? Segundo René Descartes no Discurso do método (1637) regra designa uma norma diretiva que prescreve o que devemos fazer para chegar a um resultado. Mas, quais regras podem ser tomadas como úteis ou essenciais ao trabalho filosófico?</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;"><span style="font-family: Georgia, "Times New Roman", serif; line-height: 150%;">Desenvolveremos um exercício de nossas faculdades cognitivas em torno da seguinte proposta: Por que a filosofia faz do método uma questão?</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; text-align: justify;"><span style="font-family: Georgia, "Times New Roman", serif;"><br />
</span></div>XX SEMANA DE FILOSOFIA - UFMAhttp://www.blogger.com/profile/04080775294007399266noreply@blogger.com4tag:blogger.com,1999:blog-6330152655371872991.post-26096448460861505792011-10-12T13:33:00.000-07:002011-10-21T17:37:01.427-07:00Monitoria<div style="text-align: justify;">Aos interessados em participar do evento como monitores poderão se inscrever através do e-mail <span class="Apple-style-span" style="background-color: white;">MONITORIA.XXFILOSOFIA@GMAIL.COM</span> ou falar com Noéllio Galvão ou Camila Torres.</div><div style="text-align: justify;">Deve conter no e-mail as seguintes informações:</div><div style="text-align: justify;">Nome; Curso; Período; Código; Razão.</div><div style="text-align: justify;"><br />
As inscrições será até o dia 28 de Outubro e os inscritos receberão e-mails de confirmação até o dia 31 de Outubro.<br />
<br />
</div><div style="text-align: justify;">OBS: Terão prioridade os alunos devidamente matriculados no curso de Filosofia, caso ultrapasse o número de inscritos em relação ao número de vagas será considerado como critério de desempate o coeficiente de rendimento.</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">Havendo qualquer dúvida, os interessados poderão mandar e-mails (endereço citado acima) ou pelo Blog.</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: center;">Atenciosamente Comissão Organizadora</div>XX SEMANA DE FILOSOFIA - UFMAhttp://www.blogger.com/profile/04080775294007399266noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6330152655371872991.post-32577430106648228572011-10-06T11:06:00.000-07:002011-10-11T19:48:10.545-07:00Inscrições para apresentação de trabalho<div style="text-align: justify;">Se encontram abertas as inscrições para apresentação de trabalhos na XX Semana de Filosofia que ocorrerá entre os dias 07 a 11 de Novembro de 2011.</div><div style="text-align: justify;"><br />
<div style="text-align: center;"><b>O prazo de inscrições se dá entre os dias 07 a 22 de Outubro.</b></div><br />
</div><div style="text-align: justify;">Interessados em apresentar suas produções devem enviar o resumo com as seguintes normas:</div><div style="text-align: justify;">* 500 palavras;</div><div style="text-align: justify;">* Fonte Times New Roman;</div><div style="text-align: justify;">* Tamanho 12;</div><div style="text-align: justify;">* Espaçamento 1,5</div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;">Os trabalhos deverão ser enviados para os e-mails dos respectivos Grupos Temáticos - GT's para analise e aprovação, a qual será publicizada em até uma semana após o fim das inscrições.</div>XX SEMANA DE FILOSOFIA - UFMAhttp://www.blogger.com/profile/04080775294007399266noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6330152655371872991.post-17921777436096051472011-10-06T10:51:00.000-07:002011-10-24T11:13:38.453-07:00Grupos Temáticos - GT's<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; mso-layout-grid-align: none; mso-pagination: none; text-align: justify;"><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span"><span lang="pt"><strong>GT CONTRATUALISMO, NEOCONTRATUALISMO E COMUNITARISMO.</strong> Coord.: Profº MS Wescley Fernandes A. Freire - UFMA e Profa. Maria do Socorro Gonçalves da Costa - UFMA </span><span lang="pt"><span style="color: red; font-family: Arial; font-weight: bold;"><a href="mailto:CONT.NEOCONT.COMU@GMAIL.COM">CONT.NEOCONT.COMU@GMAIL.COM</a></span><span style="color: red; font-family: Arial; font-weight: bold;"> </span></span></span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt;"><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span"><span style="font-family: "Times New Roman", serif;">EMENTA: </span>O papel do Estado nas garantias individuais liberais, na promoção da justiça e do bem-estar social. A Hipótese do Contrato Social, os Princípios Políticos, o Estado e a Soberania Modernos: Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau, John Locke e Immanuel Kant. O Neocontratualismo: a Teoria da Justiça, o experimento mental da Posição Original, a ideia de Sociedade Bem Ordenada e o Liberalismo Igualitário: John Rawls e Ronald Dworkin. O Comunitarismo, o experimento mental da fragmentação das narrativas morais e o desafio de uma Moral de Mínimos: Alasdair MacIntyre, Michael Walzer, Charles Taylor, Michael Sandel e Adela Cortina.</span></div><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span"><br />
</span></div></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; mso-layout-grid-align: none; mso-pagination: none; text-align: justify;"><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span"><span lang="pt"><strong>GT ESCOLA DE FRANKFURT/TEORIA CRÍTICA.</strong> Coord.: Profº William Filho - UFMA. </span><span lang="pt"><span style="color: red; font-family: Arial; font-weight: bold;"><a href="mailto:ESCFRANK.TEOCRITICA@GMAIL.COM">ESCFRANK.TEOCRITICA@GMAIL.COM</a></span><span style="color: black; font-family: Calibri;"> </span></span></span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt;"><div style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Times New Roman", serif;">EMENTA: A crítica da razão instrumental e da ideologia do progresso. Civilização e barbárie. Natureza e cultura. Mito e esclarecimento (Aufklärung). Razão e emancipação. Cultura, tradição e modernidade em Walter Benjamin.</span></div></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; mso-layout-grid-align: none; mso-pagination: none; text-align: justify;"><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span"><br />
</span></div></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; mso-layout-grid-align: none; mso-pagination: none; text-align: justify;"><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span"><span lang="pt"><strong>GT PÓS-ESTRUTURALISMO FRANCÊS</strong>. Coord.: Profº Flávio Castro - UFMA. </span><span lang="pt"><span style="color: red; font-family: Arial; font-weight: bold;"><a href="mailto:P.ESTRUTFRANCES@GMAIL.COM">P.ESTRUTFRANCES@GMAIL.COM</a></span><span style="color: red; font-family: Arial; font-weight: bold;"> </span></span></span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt;"><div style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Times New Roman", serif;">EMENTA: O anti-hegelianismo e as raízes do pós-estruturalismo. A diferença ontológica. A imanência absoluta. Os limites da estrutura. A análise arqueológica em Foucault. O surgimento das ciências humanas. A transição para genealogia.</span></div></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; mso-layout-grid-align: none; mso-pagination: none; text-align: justify;"><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span"><br />
</span></div></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; mso-layout-grid-align: none; mso-pagination: none; text-align: justify;"><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span"><span lang="pt"><strong>GT A CIDADE ANTIGA.</strong> Coord. Profº Dr. José Assunção Fernandes Leite - UFMA e Profº Dr. Sidiney Nascimento - UFMA </span><span lang="pt"><span style="color: red; font-family: Arial; font-weight: bold;"><a href="mailto:ACIDADE.ANTIGA@GMAIL.COM">ACIDADE.ANTIGA@GMAIL.COM</a></span><span style="color: red; font-family: Arial; font-weight: bold;"> </span></span></span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt;"><div style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Times New Roman", serif;">EMENTA: Homero e o ideal de formação aristocrática. A oposição entre nomos e phisis no contexto da polis grega. A Paidéia e o ideal de educação grega. Péricles e o modelo civilizatório ateniense. A constituição do bárbaro. Cidade dos homens, Cidade de Deus. Modelo civilizatório Cristão.</span></div></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; mso-layout-grid-align: none; mso-pagination: none; text-align: justify;"><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span"><br />
</span></div></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; mso-layout-grid-align: none; mso-pagination: none; text-align: justify;"><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span"><span lang="pt"><strong>GT MODELO CIVILIZATÓRIO E EDUCAÇÃO.</strong> Coord.: Profº MS Lincoln Serejo - UFMA e Profº MS Marcos Antônio Macedo Muniz - UFMA. </span><span lang="pt"><span style="color: red; font-family: Arial; font-weight: bold;"><a href="mailto:MOD.CIVILIZ.EDUC@GMAIL.COM">MOD.CIVILIZ.EDUC@GMAIL.COM</a></span><span style="color: red; font-family: Arial; font-weight: bold;"> </span></span></span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; mso-layout-grid-align: none; mso-pagination: none; text-align: justify;"><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span"><br />
</span></div></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; mso-layout-grid-align: none; mso-pagination: none; text-align: justify;"><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span"><span lang="pt"><strong>GT ILUMINIMO.</strong> Coord.: Profº Dr. Luciano da Silva Façanha - UFMA. </span><span lang="pt"><span style="color: red; font-family: Arial; font-weight: bold;"><a href="mailto:GT.ILUMINISMO@GMAIL.COM">GT.ILUMINISMO@GMAIL.COM</a></span><span style="color: red; font-family: Arial; font-weight: bold;"> </span></span><span lang="pt"><strong></strong></span></span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt;"><div style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Times New Roman", serif;">EMENTA: objetiva explanar o contexto iluminista e as principais discussões filosóficas suscitadas no período, tais como os fundamentos da modernidade, a questão do progresso, o otimismo da razão defendido ou não por alguns filósofos, bem como a sistematicidade de uma filosofia da história.</span></div></div></div><div style="direction: ltr; language: pt-BR; margin-bottom: 0pt; margin-left: 0in; margin-top: 0pt; mso-line-break-override: none; punctuation-wrap: hanging; text-align: left; unicode-bidi: embed; word-break: normal;"><span style="color: red; font-family: Arial; font-weight: bold;"></span></div><div style="direction: ltr; language: pt-BR; margin-bottom: 0pt; margin-left: 0in; margin-top: 0pt; mso-line-break-override: none; punctuation-wrap: hanging; text-align: left; unicode-bidi: embed; word-break: normal;"><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span"><br />
</span></div></div><div style="direction: ltr; language: pt-BR; margin-bottom: 0pt; margin-left: 0in; margin-top: 0pt; mso-line-break-override: none; punctuation-wrap: hanging; text-align: left; unicode-bidi: embed; word-break: normal;"><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span"><span lang="pt"><strong>GT PENSAMENTO COMPLEXO.</strong> Coord.: Profº MS Antônio José de Ribamar Moraes /UFMA. </span><span lang="pt"><span style="color: red; font-family: Arial; font-weight: bold;"><a href="mailto:PENS.COMPLEXO@GMAIL.COM">PENS.COMPLEXO@GMAIL.COM</a></span></span> </span></div></div><div class="MsoNormal" style="direction: ltr; language: pt-BR; margin: 0cm 0cm 10pt; mso-line-break-override: none; punctuation-wrap: hanging; text-align: justify; unicode-bidi: embed; word-break: normal;"><div style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Times New Roman", serif;">EMENTA: Civilização e barbárie na ótica do pensamento complexo. Paradigma da simplificação. Paradigma da complexidade. Modernidade e pós-modernidade. Ética, política e complexidade. A estratégia do abraço. Cultura da complexidade e complexidade da cultura. A epistemologia da complexidade na civilização hodierna.</span></div><div style="text-align: justify;"><br />
</div><div style="text-align: justify;"><strong>GT TEMA LIVRE. </strong>Coord.: Prof° Dr. Alexandre Jordão Baptista / UFMA.<br />
<a href="mailto:TEMALIVRE.SEMANA@GMAIL.COM"><strong>TEMALIVRE.SEMANA@GMAIL.COM</strong></a></div></div></div></div></div></div></div>XX SEMANA DE FILOSOFIA - UFMAhttp://www.blogger.com/profile/04080775294007399266noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6330152655371872991.post-43580466216759361692011-10-06T10:32:00.000-07:002011-10-17T14:33:32.490-07:00Apresentação<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;"><span style="font-size: 12pt; line-height: 115%;"><span style="font-family: Times, "Times New Roman", serif;">A <verbetes w:st="on">proposta</verbetes> da XX <verbetes w:st="on">SEMANA</verbetes> DE <verbetes w:st="on">FILOSOFIA, que ocorrerá entre os dias 07 e 11 de Novembro de 2011,</verbetes> tem <verbetes w:st="on">em</verbetes> <verbetes w:st="on">vista</verbetes> a <verbetes w:st="on">trajetória</verbetes> <dm w:st="on">feita</dm> <verbetes w:st="on">até</verbetes> <verbetes w:st="on">aqui</verbetes>, <verbetes w:st="on">através</verbetes> de <verbetes w:st="on">diferentes</verbetes> filósofos <verbetes w:st="on">que</verbetes> <verbetes w:st="on">desde</verbetes> a <verbetes w:st="on">Antiguidade</verbetes>, <verbetes w:st="on">Renascença</verbetes> e a <verbetes w:st="on">Ilustração</verbetes> lançaram as <verbetes w:st="on">pedras</verbetes> <verbetes w:st="on">basilares</verbetes> dos <verbetes w:st="on">conceitos</verbetes> de <verbetes w:st="on">Barbárie</verbetes>, <verbetes w:st="on">Civilização</verbetes> e <verbetes w:st="on">Natureza</verbetes> e <verbetes w:st="on">também</verbetes> <verbetes w:st="on">através</verbetes> daqueles <verbetes w:st="on">pensadores</verbetes> <verbetes w:st="on">que</verbetes> dão contemporaneamente <verbetes w:st="on">certo</verbetes> acabamento, dessa forma. A intenção é criar uma <dm w:st="on">discussão</dm> <verbetes w:st="on">reflexiva</verbetes> <verbetes w:st="on">sobre</verbetes> a <verbetes w:st="on">BARBÁRIE</verbetes>, <verbetes w:st="on">CIVILIZAÇÃO</verbetes> E <verbetes w:st="on">NATUREZA</verbetes>. E, <verbetes w:st="on">mesmo</verbetes> <verbetes w:st="on">não</verbetes> sendo o <verbetes w:st="on">fim</verbetes> <verbetes w:st="on">derradeiro</verbetes> da <dm w:st="on">discussão</dm>, o <verbetes w:st="on">intuito</verbetes> é <verbetes w:st="on">que</verbetes> a XX <verbetes w:st="on">SEMANA</verbetes> DE <verbetes w:st="on">FILOSOFIA</verbetes> funcione <verbetes w:st="on">também</verbetes> <verbetes w:st="on">como</verbetes> <verbetes w:st="on">setas</verbetes> a <hm w:st="on">indicar</hm> <verbetes w:st="on">outros</verbetes> <verbetes w:st="on">novos</verbetes> e <verbetes w:st="on">possíveis</verbetes> <verbetes w:st="on">caminhos</verbetes>. Neste <verbetes w:st="on">sentido</verbetes>, importa <hm w:st="on">destacar</hm>: a <verbetes w:st="on">relação</verbetes> <verbetes w:st="on">entre</verbetes> <verbetes w:st="on">tolerância</verbetes>, <verbetes w:st="on">igualdade</verbetes>, <verbetes w:st="on">liberdade</verbetes> e <verbetes w:st="on">diferença</verbetes> e as possibilidades de uma <verbetes w:st="on">fundamentação</verbetes> <dm w:st="on">para</dm> essas <verbetes w:st="on">discussões</verbetes>, a <hm w:st="on">partir</hm> de <verbetes w:st="on">um</verbetes> <dm w:st="on">debate</dm> <verbetes w:st="on">que</verbetes> <verbetes w:st="on">consiga</verbetes> <hdm w:st="on">inserir</hdm> a <verbetes w:st="on">problemática</verbetes> da <verbetes w:st="on">barbárie</verbetes>, <verbetes w:st="on">civilização</verbetes> e <verbetes w:st="on">natureza</verbetes> no <verbetes w:st="on">cenário</verbetes> da <verbetes w:st="on">filosofia</verbetes> .</span></span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;"><span style="font-size: 12pt; line-height: 115%;"><span style="font-family: Times, "Times New Roman", serif;"></span></span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;"><span style="font-family: Times, "Times New Roman", serif;">Esse ano a semana de filosofia será estruturada em torno de Grupos Temáticos (GTs). Esses Grupos Temáticos são inspirados no modelo de Grupos de Trabalhos tão comuns hoje em dia nos principais eventos de Filosofia. Nesses eventos cada Grupo de Trabalho possui um coordenador que tem como atribuições, entre outras, a seleção e o gerenciamento da ordem das apresentações dos trabalhos dentro do Grupo e a articulação entre os trabalhos apresentados e seus possíveis desdobramentos. Um dos aspectos positivos desse modelo é que ele foi pensado para que as discussões desenvolvidas e os trabalhos apresentados possam ter continuidade pós-evento: orientações, formação de grupos de pesquisa, projetos de pesquisa, etc. A intenção da comissão organizadora da XX Semana de Filosofia ao propor esse modelo é dar um novo dinamismo à nossa Semana envolvendo de modo mais direto professores e alunos. </span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify; text-indent: 35.4pt;"><span style="font-family: Times;">Atenciosamente Comissão Organizadora</span></div>XX SEMANA DE FILOSOFIA - UFMAhttp://www.blogger.com/profile/04080775294007399266noreply@blogger.com0